Análise do conto "O Peru de Natal"

Essay by mariacarolinaamaralCollege, UndergraduateA, October 2014

download word file, 7 pages 0.0

Downloaded 2 times

Dentre as figuras que participaram da Semana de Arte Moderna de 1922, Mário de Andrade destaca-se como um dos principais ícones do movimento modernista brasileiro, e que teve influência decisiva na renovação da literatura no Brasil. Produziu uma extensa obra que inclui desde romances, contos e poemas até ensaios e críticas literárias. No que diz respeito a sua produção de contos, Mário de Andrade buscou discutir questões modernas de identidade nacional e contribuiu muito para a consolidação deste gênero na nossa literatura. Assim sendo, este trabalho se ocupará de discutir e analisar um de seus contos intitulado "O Peru de Natal", publicado em 1947 no livro póstumo Contos Novos.

A escolha deste autor se deu em função do meu interesse pelo movimento modernista brasileiro e sua relevância para a história da literatura no país. Mário de Andrade, como representação máxima deste movimento, foi a escolha mais atraente. A busca constante pela "identidade brasileira" e a inovação em suas narrativas foram fatores decisivos para a consolidação daquilo que o Modernismo procurava difundir.

E por esses motivos as narrativas de Andrade são relevantes para um estudo analítico.

O conto em questão foi escolhido por fazer parte de um grupo de quatro contos (Vestida de Preto, O Peru de Natal, Frederico Paciência e Tempo de Camisolinha) em que o autor apresenta o mesmo protagonista-narrador, Juca, em diferentes momentos de sua vida, da infância à vida adulta. Nestes contos, Andrade explora o universo subjetivoa vida de um homem,ao mesmo tempo em que indaga a sua relação com o mundo exterior.

No conto "O Peru de Natal", o narrador é o próprio protagonista. Juca, na idade de 19 anos, é um sujeito transgressor. Ele não vive de acordo com as normas tradicionais de sua família, agindo sempre em discordância das convenções sociais...