Porque é que a Timberland está a plantar árvores no Haiti?

Essay by amfgoncalvesUniversity, Bachelor's July 2014

download word file, 13 pages 0.0

Porque é que a Timberland está a plantar árvores no Haiti?

TEORIA DA COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL

Ciências da Comunicação

Docente: Carlos Pacheco

Discentes: AG, nº 34410

IB, nº 34511

Janeiro de 2014

Índice

Introdução 2

A Responsabilidade Social Empresarial da Timberland 4

O impacto da RSE na Imagem e na Reputação 6

O caso Coca-Cola 9

Conclusão 11

Bibliografia 12

Introdução

Em 2010, houve um sismo de grande magnitude no Haiti. Consequentemente, grande parte do país ficou devastado e desflorestado. Muitos foram os países e as organizações que quiseram demonstrar o seu apoio face a esta catástrofe, através de donativos. No entanto, a iniciativa da Timberland distingue-se das restantes e deve ser alvo de estudo.

No vídeo "Trees, Tools, Training, Seeds: Timberland's Sustainable Agriculture Program in Haiti", eles assumem o compromisso de plantar 5 milhões de árvores em 5 anos. Assim, a Timberland foi além dos donativos, uma vez que envolveu a própria comunidade na reflorestação do país.[1:

http://www.youtube.com/watch?v=yASX7zCEC7c]

Esta marca nasceu em 1978 com o intuito de vender produtos como botas e vestuário para uso ao ar livre. Muitas vezes defende causas relacionadas com o ambiente e com a comunidade, tal como a sua própria missão expressa:

«Our mission is to equip people to make a difference in their world. We do this by creating outstanding products and by trying to make a difference in the communities where we live and work.»

in www.timberland.com/about-timberland

Numa entrevista à revista americana Forbes, Margaret Morey-Reuner, "senior manager of values marketing" da Timberland, explicou que, apesar de a Timberland não estar presente no Haiti, mas estar na República Dominicana há mais de 30 anos, a sua responsabilidade não se cinge a preocupações relativas ao impacto ambiental local da actividade. Na verdade, eles consideram importante «give back...