Resenha - a metamorfose

Essay by yeahsh October 2014

download word file, 2 pages 0.0

O Parasita da Sociedade

"Certa manhã, ao despertar de sonhos intranquilos, Gregor Samsa encontrou-se em sua cama metamorfoseado num inseto monstruoso." Dessa maneira intrigante e bizarra começa "A Metamorfose", obra escrita por Franz Kafka em 1912. O livro mais famoso do escritor tcheco não foca somente na história do homem transformado em um inseto gigante. Ao descrever a trajetória de Gregor, um caixeiro-viajante que sustenta sua família, o escritor consegue, através de metáforas, denunciar como a sociedade capitalista restringe o valor do ser humano ao que produz e às aparências.

Após ter se metamorfoseado em um bicho com "dorso duro e inúmeras patas" (Kafka não deixa claro em qual inseto especificamente Gregor se transformou, cabendo à imaginação de cada leitor a criação de uma imagem), a reação de sua família muda totalmente. A metamorfose impede que Gregor trabalhe e isso faz com que ele se torne um fardo para sua família, que passa a desprezá-lo - a irmã já não quer mais limpar o quarto do irmão, os pais nem ligam se ele está se alimentando e nem tentam manter algum tipo de comunicação com ele.

Kafka consegue descrever de maneira brilhante como toda essa situação se torna muito dolorosa para Gregor, que passa a se sentir um parasita da família e da sociedade.

A obra de Franz Kafka pode ter sido escrita no começo do século XX, mas se mantém extremamente atual em sua exploração de temas característicos da sociedade contemporânea, como a crise existencial, a desesperança no ser humano, o pessimismo, a impotência e a solidão. Tais temas são recorrentes nas obras de Kafka, visto o momento histórico da crise da "Bélle Époque" que antecede a Primeira Guerra Mundial. De certa forma, a crise do personagem principal é a própria crise existencial do autor, que mantém um clima...