Teoria do desenvolvimento- Modelo Psicanalitico

Essay by Brunarnez March 2014

download word file, 4 pages 0.0

Bruna Carpes Arnez

Resenha

Teorias do desenvolvimento

Modelo Psicanalítico

Segundo Freud a consciência pode ser descrita em três níveis, o consciente, onde todos os fenômenos podem ser percebidos, pré consciente, onde os fenômenos podem ser precebidos em certos momentos e o inconsciente onde não temos acesso aos fenômenos.

Os conceitos de consciente e inconsciente não puderam responder a algumas questões levantadas po Freud, cedem então lugar a três constructos psicanalíticos que constituem o modelo dinâmico da estruturação da personalidade, o Id, Ego e Superego

Id- É a fonte de energia do indivíduo. É constituído pelas pulsões, impulsos e desejos. Funciona pelo princípio do prazer. Não reconhece juízo, lógica, valores, ética ou moral. É inconsciente.

Ego- É o princípio da realidade. O Ego permite o Id, mas, levando em conta o mundo externo. Procura a satisfação de maneira que ela traga o mínimo de consequências negativas e o máximo de prazer.

Superego- Os valores de nossa sociedade são representados pelo Superego. O Superego leva o indivíduo à perfeição, força o ego a se comportal de maneira moral e inibe impulsos contrários as regras causando sentimento de culpa ou punição não apenas por atitudes praticadas mas até mesmo por pensamentos.

Os mecanismos de defesa são função do Ego, portanto, inconscientes. O Ego tenta criar harmonia entre o Id, o mundo exterior e o Superego. Os mecanismos de defesa tem como finalidade afastar um evento gerador de angústias.

Os principais mecanismos de defesa são:

Repressão-Esquecimento seletivo de situaçãoes que provoquem ansiedade. Conflitos e frustrações são reprimidos para o inconsciente

Divisão- Um objeto pode ter características que causam amor e ódio. O objeto é dividido em dois. Preservaremos o bom relacionamento com a parte boa, e a parte ruim pode ser negada ou atacada se vivenciarmos culpa.

Negação- Não perceber aspectos...