CASO D: O QUE ACONTECEU À KMART? book: "Management Information Systems"

Essay by carolina.torresUniversity, Master'sA+, January 2005

download word file, 8 pages 5.0

Downloaded 23 times

Pergunta 1: Avalie a Kmart usando o modelo da cadeia de valores e o modelo das forças competitivas. Qual era o modelo de negócio e a estratégia de negócio da Kmart?

Resposta à pergunta 1:

A cadeia de valores da Kmart tinha bastantes problemas. Os seus fornecedores persuadiam-nos a comprar os produtos que precisavam de escoar, em vez daqueles que a Kmart tinha mais sucesso nas vendas. Os merchandisers das lojas tinham que procurar à mão os recibos de compra antigos dos produtos mais vendidos de forma a encomendá-los, o que fazia difícil o acto de encomendar muito mais lento. Estando a Kmart limitada à utilização de 900 camiões por dia fez com que a dada altura tivesse que decidir sobre se iria enviar árvores de natal ou pasta de dentes. No entanto a campanha de marketing que adoptaram procurava um público-alvo que não era atingido pelas outras companhias (os leitores de jornais locais).

A Kmart teve também que enfrentar ameaças como a grande competição que existia por parte de empresas dentro do mesmo ramo (Wal-Mart e Target) e a crescente exigência do consumidor em comprar pelo preço mais baixo. A força da existência de produtos substitutos era combatida com a existência de uma grande variedade de produtos.

O modelo de negócio da Kmart era o da promoção de produtos, utilizando como estratégia de negócio a publicação das promoções nos jornais e a aposta numa grande diversidade de produtos.

Pergunta 2: Qual era a relação entre os sistemas de informação e os processos de negócio e a estratégia de negócio da Kmart? Quão bem é que os seus sistemas suportavam a sua estratégia?

Resposta à pergunta 2:

Os sistemas de informação não estavam relacionados com o processo de negócio usado pela empresa. Por exemplo, havia recolha de...