DESMOTIVAÇÃO DE ALUNOS E PROFESSORES

Essay by fran_cemUniversity, Bachelor's June 2014

download word file, 2 pages 0.0

Downloaded 3 times

DESMOTIVAÇÃO DE ALUNOS E PROFESSORES

Hoje em dia é muito comum se formularem queixas a respeito da baixa qualidade de ensino público no Brasil. Pais, alunos, educadores e a sociedade como um todo apontam diversos problemas calamitosos no sistema atual.

Dentre os principais problemas temos a falta de infra-estrutura e investimento na qualificação e valorização dos profissionais. Não é incomum que anualmente professores saiam às ruas em greve pedindo que seu esforço seja remunerado de forma justa.

Além disso, dentro de sala de aula outras questões surgem: alunos desinteressados, falta de respeito mútuo, falta de material, falta de tempo.

De fato, todos esses problemas ocorrem simultaneamente na educação pública brasileira, mas talvez o ponto crucial seja o seguinte: seriam esses problemas a verdadeira causa da desmotivação dos profissionais da área e de seus alunos?

Será que supridas as necessidades de investimento em infra-estrutura e pagamento de remuneração justa todos seriam automaticamente motivados? A motivação desses personagens realmente depende disso?

A resposta para tal questionamento é descobrir se a motivação do profissional é interna ou externa.

Vejamos, a motivação externa é movida por interesse, que depende de algo, como um salário bom, estabilidade, jornada de trabalho reduzida, vantagens, independente da atividade a ser realizada.

Já a motivação interna é aquela vocacional, que independe de fatores alheios para que exista. É quase uma paixão. É algo que não morre e não se abala com as circunstâncias. Haja o que houver, a pessoa continua apaixonada pelo que faz e o faz com prazer. Isso é o que acontece nos voluntariados, talvez por isso o resultado do trabalho seja tão espetacular e eficiente.

Muitos dos profissionais da área da educação estão lá por motivação externas. Esse é um dos problemas do concurso público. Avalia-se apenas a capacidade intelectual do indivíduo, sem analisar a...