Estética e os seus objectos.

Essay by SilwormUniversity, Master's May 2003

download word file, 5 pages 3.7

Downloaded 27 times

Análise estética e seus objectos

"(...) partindo de um exemplo de forma visual"

" O processo de elaboração de descrições formais de um meio (pintura) através de outro (linguagem crítica) é obvia/ difícil e sujeita-se a consideráveis variações."

Será possível criar uma linguagem crítica específica para a pintura/desenho infantil que a descrevam à mesma como pintura mas de forma mais particular?

A linguagem crítica para a descrição formal da pintura ("convencional") tem de ser diferente para o trabalho infantil pois esta advém de um série de conceitos, definições, categorias especificas para cada meio que descreve.

" A descrição da forma leve directa/ à descrição do conteúdo."

Isto acontece em termos gerais qd estamos familiarizados com o meio que se descreve e com a linguagem que o define ou explica o seu conteúdo. No caso da pintura/desenho infantil é mais óbvia a descrição das formas pois essa é universal e está dentro das características da pintura artística enqt que a nível de conteúdo este restringe-se mais a um conhecimento específico do universo da criança, e é provavelmente mais restricto em termos de interpretações especulativas do que no "mundo da arte" que existe directa/ relacionado com o "mundo contemporâneo".

" A descrição formal centra-se na divisão do espaço pictórico, na distribuição das linhas e das formas e na utilização da cor."

aplica-se na análise estética

de uma obra de arte

e da obra infantil

" Da descrição formal surge um conteúdo mais complexo"

Talvez seja este procedimento que dá continuidade à descrição formal que falta quando se analisa uma obra infantil pois presume-se à partida que não transmite/tem qualquer conteúdo para além da sua forma geral.

Não se torna "fascinante" ou " interminavel/ complexo" como uma verdadeira obra de arte. Isso acontece porque não temos...